(65) 99989-0590

 
Ibama investiga vazamento de óleo em rio em aldeia indígena em MT

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama-MT) investiga o vazamento de óleo no Rio Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e Pará. A mancha de óleo foi localizada durante sobrevoo no domingo (13). A área onde o óleo foi detectado fica próxima à construção de uma usina hidrelétrica e de aldeias indígenas. Segundo o Fórum Teles Pires, que acompanha a construção e defende os direitos dos índios, a mancha de óleo afetou o abastecimento de água nas aldeias.

 



Em nota, a empresa de Energia São Manoel, responsável pela construção da hidrelétrica, informou que a situação está normalizada e que a área está sendo monitorada periodicamente. Além disso, segundo a empresa, galões de água estão sendo distribuídos nas aldeias indígenas.

 

De acordo com o Ibama, a mancha de óleo foi avista por equipes que faziam a fiscalização em áreas de desmatamento na região. Os sobrevoos foram feitos para saber a extensão da mancha de óleo. “Era uma mancha única e foi avistada até uns 5 km da barragem da usina”, disse César Soares, responsável pelo Núcleo de Emergência Ambientais do Ibama.

 



O órgão ainda investiga a origem do óleo. “Não sabemos se a mancha é proveniente da construção da usina ou se foi expelida de balsas garimpeiras da região”, afirmou Soares.

 



Segundo a antropóloga Fernanda Silva, do Fórum Teles Pires, existem pelo menos 15 aldeias indígenas ao longo do rio. “Os índios estão assustados sem saber se podem consumir a água. Além disso, eles estão preocupados por causa da pesca, que umas das principais fontes de alimentos deles”, disse.

"

Programação


Enquete
O que Achou de nosso Novo Site?
Ótimo
Bom
Regular
Ruim
Não Sei Dizer
Ver resultados

As mais pedidas
Nenhum Registro Encontrado No Momento!

Estatisticas
Hoje: 1
Esta Semana: 16
Este Mês: 60
Total de Acessos: 1730
 
 
  © Copyright 2017 - Todos os direitos reservados.   Grajaú Baladas | Site de baladas de Grajaú e do Maranhão